Especialização em Engenharia de Estradas: Rodovias e Ferrovias

O Curso

Objetivo Geral:

Capacitar engenheiros e profissionais afins para conceber projetos de estradas de rodagem e ferrovias, bem como para participar do planejamento e da execução de obras referentes àqueles, com excelência e diversidade de competências.

Objetivos Específicos:

Capacitar para cálculos pertinentes aos projetos de estradas; Capacitar para cálculos de obras de contenção em estradas; Capacitar para o exercício sustentável de obras de estradas; Capacitar para gestão de projetos de estradas; Capacitar para práticas de economia ecológica em estradas.

Justificativa

É sabido que a atual situação viária do Brasil é ineficiente, obsoleta e pouco atinente à segurança. A ausência de planejamento estratégico, associando desenvolvimento social e crescimento econômico, determinou em nosso país uma defasagem de décadas frente a outras nações, algumas delas com muito menos recursos. A deterioração do modal ferroviário, hoje reduzido a umas quantas vias sucateadas e sem expressão sócio-econômica, nos colocou entre os países mais atrasados do planeta. Dessa forma, a falácia da “oitava economia” baseada meramente na exportação de commodities agrárias e no consumo artificioso de automotivos começa a cair por terra, pondo a nu as gritantes deficiências infraestruturais e tecnológicas do Brasil e, conseqüentemente, sua esterilidade competitiva. Semelhante situação abre as portas para um mercado de trabalho específico sobre as questões de mobilidade interna, as quais, cedo ou tarde, terão de ser definitivamente enfrentadas por profissionais gabaritados que se recusem a participar das operações populistas do tipo “tapa-buracos.

Público

Estudantes de Engenharia Civil do oitavo, nono e décimo períodos, regularmente matriculados nas Faculdades ICESP; Engenheiros Civis e Arquitetos que desejem adquirir maiores conhecimentos nestas áreas.

Metodologia

Aplicação de conteúdos no formato clássico de aulas presenciais com uso eventual de mídias de apoio; recomendação de leitura de artigos para discussão em sala de aula e realização de estudos complementares; aplicação de práticas construtivistas do conhecimento (mapas mentais, etc.); possivelmente à Serra de Teresópolis, Rio de Janeiro, e outros locais de interesse.

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

15 meses

Formação

Especialização

Carga Horária

360 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição