Proteção Cibernética

O Curso

Objetivo Geral:

Especializar recursos humanos para o desenvolvimento da proteção no espaço cibernético, proporcionando, em particular, uma capacitação multidisciplinar e complementar compreendendo segurança da informação e comunicações, ciber segurança e defesa cibernética.

 

Objetivos Específicos:

  • Entender os conceitos e particularidades do contexto cibernético;
  • Conhecer e implementar técnicas ofensivas e defensivas;
  • Conhecer e aplicar soluções de gestão da segurança institucional;
  • Identificar e praticar o gerenciamento de incidentes em situações de crise, em ambientes corporativos públicos ou privados.

 

Justificativa:

O espaço cibernético digital é constituído por sistemas de informação automatizados e redes de comunicação de dados, para provimento de informações a usuários e clientes em distintas organizações e para a sociedade.

Os Estados nacionais estão inseridos neste cenário de ações adversas, sendo, por conseguinte, reféns dos perigos, riscos e incertezas inerentes ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicações, potencializados pelo uso massivo.

O governo do Brasil, à semelhança dos que existem nas demais grandes e modernas nações, utiliza, em larga escala, as mais diversas soluções computacionais para implantação de sistemas informatizados, e vem disponibilizando aos cidadãos um crescente acervo de páginas, documentos digitais, dados, aplicações e serviços, que podem ser acessados a qualquer tempo e lugar, por diversos dispositivos, desde computadores até aparelhos móveis, como telefones celulares, interligados por meio da rede mundial de computadores.

Esse cenário mutante, caracterizado pelas inovações tecnológicas colocam os governos e as instituições públicas, bem como as empresas privadas com responsabilidades desafiadoras, no que tange à segurança das informações no espaço cibernético. Neste aspecto, a segurança da informação no meio digital ultrapassa as fronteiras tecnológicas, não se limitando às soluções de segurança de TIC e torna-se primordial avançar em soluções e conceitos mais abrangentes e complexos, como promover o debate, o desenvolvimento e a aplicação de procedimentos de Segurança e de Defesa Cibernéticas, contemplando as pessoas envolvidas e os processos inerentes.

Existe, portanto, a necessidade de formação de recursos humanos capacitados para proteção cibernética de forma holística e multidisciplinar envolvendo a gestão, atividades operacionais e técnicas, bem como nos contextos da segurança da informação e comunicações, segurança e defesa cibernética. Porém, a formação de tais recursos constitui uma lacuna no ensino acadêmico nacional.

O curso foi concebido tendo por finalidade a capacitação de profissionais para o desenvolvimento de habilidades e implementação de soluções de proteção no espaço cibernético. Para atingir tal finalidade o programa contempla

– de forma ampla e profunda os desafios do espaço cibernético, da segurança, da defesa e da gestão de incidentes em ambiente digital; e

– a implementação de soluções de gerenciamento de crise e técnicas de segurança ativa e mitigação de vulnerabilidades.

Público Alvo:

Graduados em cursos nas áreas de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Gerentes de Projetos de Tecnologia e profissionais de áreas afins área de computação/informática;

Profissionais com formação ou experiência em TI e

Profissionais dos mais variados ramos de atividades, inseridos no contexto da proteção da informação no meio digital e da defesa cibernética.

 

Metodologia:

Aulas presenciais com atividades de cunho operacional (hands on), em ambiente virtualizado. Participações interativas, operacionais e estratégicas serão fomentadas pela união dos dois módulos optativos oferecidos pelo curso: “Aplicação técnica e operacional” e “Gestão da segurança institucional”, por meio de salas de crise institucional, simulações (jogos de guerra), consciência situacional e tratamento de incidentes de segurança.

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

12 meses

Formação

Especialização

Carga Horária

432 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição