Pós Graduação Lato Sensu em Especialização em Criptografia

O Curso

Objetivo Geral:

 Capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de segurança criptográfica nacional.

 

Objetivos Específicos:

  • Entender os conceitos e práticas criptográficas;
  • Conhecer e implementar algoritmos criptográficos simétricos e assimétricos;
  • Conhecer e implementar sistemas de assinatura digital e
  • Aprender a utilizar códigos de bibliotecas criptográficas.

 

Público Alvo:

  • Graduados em cursos na área de computação/informática;
  • Profissionais com outras formações, mas experiência em TI e
  • Matemáticos com autuação em TI.
  • Desejável: conhecimento de lógica de programação e gosto pela matemática.

 

Justificativa:

 A criptografia é uma das ciências de maior evidência no momento. No país existe falta de cultura na área e uma imensa carência em desenvolvimento de sistemas criptográficos, bem como de oferta de cursos nessa área.

A necessidade de manutenção do sigilo da informação existe a partir do momento em que se deseja que alguma informação não seja ostensiva. Porém não existe garantia da preservação da privacidade de informação sem o emprego de criptografia.

As informações e os dados de pessoas e empresas (públicas e privadas) estão expostos às vulnerabilidades proporcionadas pelas tecnologias de armazenamento e transmissão.

Países que produzem criptografia tratam esta como uma arma fundamental para a segurança e defesa do Estado. Logo, não permitem a exportação de sistemas criptográficos confiáveis. Por outro lado, no Brasil, ainda parece que se acredita nos sistemas criptográficos produzidos no exterior.

Parece existir a ideia dominante, no país, que somente os estudiosos lá no exterior possuem capacidade e inteligência para desenvolver criptografia e que esse desenvolvimento depende de superinteligências. É necessário desmistificar o tema.

Assim entendo a existência de pouquíssimos focos de desenvolvimento de criptografia no Brasil e a aceitação irrestrita dos códigos produzidos no exterior e disponibilizados na Internet.

Na realidade não é difícil produzir criptografia e implementar em software, não depende de recursos sofisticados. Ao contrário do que muitos pensam a criptografia não envolve de cálculos matemáticos complexos. Por exemplo, não depende de derivadas, cálculo integral ou cálculo numérico. Mas, os raciocínios matemáticos e lógicos são fundamentais.

Não existe dificuldade para produção de criptografia nacional, nem necessidade de cursos no exterior. Existe à necessidade de formação de recursos humanos capacitados. Porém, a formação de tais recursos constitui uma lacuna no ensino acadêmico nacional.

O curso foi concebido tendo por finalidade a capacitação de RH para o desenvolvimento de sistemas criptográficos.

Para atingir tal finalidade o programa contempla:

  • de forma ampla e profunda os conceitos criptográficos, métodos de cifração e decifração, criptografia simétrica e assimétrica, utilização de bibliotecas criptográficas  etc.
  • Implementação de vários algoritmos criptográficos, tantos os consagrados como alguns novos algoritmos.

 

Será ministrada no curso a matemática específica necessária, bem como a as linguagens de programação (C e Python) a ser utilizada.

Antecedendo ao início do curso será ministrado um mini-curso, grátis, de iniciação a programação C e uma das disciplinas do curso é programação em Python.

No Curso será abordada a teoria e a prática com conceitos e implementações de estruturas utilizadas em vários algoritmos. Além de implementações de mais de 10 algoritmos entre simétricos e assimétricos, tantos originais com criação de variantes de alguns deles. Os conteúdos serão abordados, sempre que couber baseados na sequência: exposição teórica de conceitos, exemplos, e práticas.

Espera-se neste curso alunos que realmente queiram aprender criptografia e tenham o desejo de contribuir nacionalmente para suprir uma lacuna científica e tecnológica. O País necessita de formação sistemática de recursos humanos e o sucesso parece evidente para quem se aprofundar nesta importante área.

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

18 meses

Formação

Especialização

Carga Horária

432 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição