Pós-Graduação Lato Sensu em Aquicultura

O Curso

Objetivo Geral:

Capacitar o profissional para atuar na área de AQUICULTURA com foco na gestão de empreendimentos rurais voltados ao cultivo de organismos aquáticos em águas interiores (peixes e camarões). Aperfeiçoar e atualizar o pós-graduando sobre temas inovadores, com enfoque em conhecimentos práticos. Habilitar o profissional na confecção, execução e acompanhamento de estudos de viabilidade técnica, econômica e projetos de produção. O curso visa ainda desenvolver e aprimorar as habilidades para atuação em instituições públicas e privadas.

 Objetivos Específicos:

  • Capacitar para atuação em piscicultura;
  • Capacitar para atuação com carcinicultura;
  • Apresentar e aprofundar conceitos de gestão em empresas rurais e cooperativas;
  • Explorar temas empreendedores, inovadores e técnico científicos;
  • Aprimorar os conhecimentos sobre agroindústria do pescado;
  • Desenvolver habilidades para elaboração de projetos de produção;
  • Desenvolver habilidades para elaboração de projetos de regularização ambiental e acesso a águas da União;
  • Proporcionar ao aluno aprofundamento prático em temas como: sanidade; reprodução; alimentação; qualidade de água e manejo em piscicultura e carcinocultura;
  • Desenvolver e incentivar uma abordagem científica de modo a estimular o desenvolvimento de pesquisas e apoiar o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

 Justificativa

A aquicultura abrange todos os sistemas de produção oriundos de cultivo de animais e vegetais que possuam total ou parcialmente seu desenvolvimento em ambiente aquático.

 Informações Gerais

O programa de ensino foi divido em três módulos de disciplina. São estes:

Módulo 1 – Planejamento e Gestão em Aquicultura;

Módulo 2 – Projetos de Aquicultura;

Módulo 3  – Manejo e Produção Aquícola;

Módulo 3 – Projeto de Pesquisa Aplicada.

Cada módulo compreende até 06 (seis) disciplinas que abordam temas técnicos, atuais e inovadoras nas diversas áreas da AQUICULTURA.

Projeto de Pesquisa Aplicada permite ao pós-graduando, sob a orientação de um professor/pesquisador, a elaboração do trabalho de conclusão de curso obrigatório para obtenção do título de especialista.

Público

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Aquicultura será destinado ao seguinte público:

 

  1. Portadores de diploma de graduação em todas as áreas de conhecimento;
  2. Produtores rurais; prestadores de serviços de assistência técnica pública ou privada, portadores de diploma de graduação;
  3. Pesquisadores e docentes que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos;
  4. Gestores públicos federais, estaduais e distritais;
  5. Graduados com pretensão de realizar concursos públicos, em especial as que pretendem ingressar em áreas relacionadas às atividades agropecuárias e agronegócio.

Metodologia

Os princípios metodológicos que norteiam a concepção didática pedagógica enfatizam a pesquisa e inovação tecnológica como eixo da estruturação curricular. A concepção pedagógica está centrada no profissional cursando a pós-graduação. A interação é considerada elemento fundamental para que o processo educativo e favorecimento da aprendizagem As metodologias ativas serão, portanto, adotadas nas diversas disciplinas previstas neste programa de pós-graduação Lato Sensu MBA em Aquicultura.

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

-

Formação

Especialização

Carga Horária

360 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição