MBA em Mobilidade Urbana e Transporte Público

O Curso

Objetivo Geral:

Capacitar agentes públicos (técnicos e analistas) dos órgãos de transporte do Distrito Federal a lidar com os problemas de transporte dentro de um enfoque sistêmico, no qual a atividade de gestão dos transportes é vista como uma interação do profissional com os vários ambientes nos quais a sua atuação interfere e, ao mesmo, tempo é afetada.

 Objetivos Específicos:

  • Contribuir com a formação dos agentes públicos que lidam com o planejamento de transportes em áreas urbanas, de forma a ampliar sua gestão sobre mobilidade urbana e transporte público.
  • Aprofundar os conhecimentos em transportes de forma a introduzir conceitos da gestão integrada da mobilidade urbana, logística e transporte público;
  • Apresentar e discutir amplamente o conceito de sustentabilidade voltado para o planejamento da mobilidade, de forma a capacitar o profissional a propor intervenções que criem espaços que compatibilizam fluidez, conforto e segurança nos deslocamentos, seja para pedestres, seja veículos de forma a não impactar o meio ambiente.

Justificativa

A importância das infraestruturas de transporte técnicas para o crescimento e o desenvolvimento econômico já é usualmente discutida e documentada. Para o Brasil, diversos estudos apontam relações positivas entre investimento em infraestrutura de um lado e, de outro, a produtividade dos fatores e o crescimento econômico. Igualmente, é amplamente reconhecido o déficit que o País acumulou nesse campo, em um período recente onde se observaram níveis extremamente baixos de investimento, o que vem acarretando elevados custos logísticos.

Informações Gerais

O programa de ensino foi divido em módulos que abordam as principais temáticas em algumas das diversas áreas do Planejamento de Transportes e unem fundamentação teórica e discussão prática por meio de problemas e situações do cotidiano.

Público

O Curso de Pós-Graduação MBA – Mobilidade Urbana e Transporte Público é destinado ao seguinte público:

  1. Técnicos e Analistas dos órgãos de Transporte do Distrito Federal:  DFTRANS, DETRAN, DER, METRO e Secretaria de Mobilidade do DF.
  2. pesquisadores, docentes e pessoas que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos;

Metodologia

As ações planejadas, executadas e avaliadas pelo ICESP estão alinhadas à missão da faculdade e com os fundamentos expressos nos princípios estruturantes contemplados em seu Projeto Pedagógico Institucional; são eles: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a sustentabilidade. Esses princípios fazem parte do escopo institucional e constituem-se numa energia potencializadora da gestão organizacional e da ação acadêmica.

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

-

Formação

Especialização

Carga Horária

360 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição