Governança e Gestão em TI

O Curso

Objetivos

Prover conhecimentos e atividades que envolve o aluno para o melhor desempenho profissional na área de Gestão e Estratégica da Tecnologia da Informação com o objetivo de capacitar profissionais com base nos princípios e metodologia da Governança e Gestão em TI com foco em ferramentas e técnicas avançadas.

Objetivos Específicos

Uma proposta para formação de CIOs, com o conteúdo programático incorporando metodologias para fornecer aos profissionais uma visão global e sistemática da governança em TI, discutindo os mais recentes modelos e frameworks como COBIT, ITIL, PMO, PRINCE, BSC para TI, CMMi, OCTAVE, ISO 15504/27001/ 20000 e SLAs,, Gestão de Relacionamentos nas organizações, Modelagem de Processos, Segurança da Informação, Indicadores de desempenho, possibilitando:

  • Compreender e expressar a importância estratégica da governança e do alinhamento com os objetivos da organização;
  • Conhecer as diferentes metodologias e ferramentas que podem ser implementadas na área de TI;
  • Entender e envolver com os indicadores de desempenho, as métricas e os riscos;
  • Entender como garantir a continuidade dos negócios pelo gerenciamento serviços de TI, de projetos e de processos de atividades e software;
  • Envolver no processo criativo de gestão e na busca de inovação gerencial;
  • Desvendar as competências conversacionais embutidas na natureza dos processos de gestão dos relacionamentos nas organizações, ética e conformidade.

Justificativa

A Governança de TI realmente está na curva de preferências dos profissionais de TI, segundo dados recentes do GartnerGroup a grande maioria dos principais executivos de TI dá preferência aos profissionais com conhecimentos e formação em Governança de TI.

Público Alvo

Profissionais de TI, consultores e profissionais vinculados à Gestão Empresarial, professores e pesquisadores.

Metodologia

O enfoque metodológico principal é o paradigma “aprender a aprender” que se desdobra no “aprender a fazer”, “aprender a se desenvolver” e “aprender a criticar”. As principais técnicas e instrumentos utilizados são: exposições dialogadas, cases, exercícios individuais e discussões em grupo e uso de recursos instrucionais variados (data-show, vídeos, retro-projetores, flip-chart, computadores etc).

Magistério Superior

Opcionalmente, o participante poderá obter a qualificação para o magistério superior. Para tal deverá cumprir a carga horária de 72 h/a no curso de extensão Didática do Ensino Superior.

Período

A Instituição se reserva no direito de iniciar o curso somente se for atingido um número mínimo pré-definido pela Direção de Pós-Graduação; A Instituição se reserva no direito de efetivar alterações curriculares que julgar necessárias, preservando o total de horas contratadas.

Pós-Graduação

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Duração

-

Formação

Especialização

Carga Horária

390 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição