Especialização em Táticas e Técnicas Policiais

O Curso

Objetivos Específicos:

– Conhecer e aplicar as principais táticas e técnicas relacionadas aos procedimentos policiais;
– Conhecer e aplicar os conceitos de arma de fogo, seu funcionamento, sua aplicação e manutenção básica;
– Conhecer e aplicar as principais táticas e técnicas relacionadas ao tiro policial e seus fundamentos;
– Conhecer e aplicar os conceitos de atendimento pré-hospitalar (APH);
– Conhecer e aplicar os conceitos de contra agressão e contenção forçada;
– Conhecer e aplicar os conceitos de sobrevivência;
– Compreender a necessidade de adquirir e exercitar habilidades para aprimorar sua atuação como agente de segurança pública dentro das normas vigentes.

Justificativa

As constantes mudanças que estão acontecendo em nossa sociedade, com o vertiginoso aumento da violência, estão impondo às organizações de segurança pública o aprimoramento e a adequação de seus modelos de enfrentamento, de forma a acompanharem as novas regras e exigências legislativas, e assim buscando acompanhar a escalada do poderio organizacional e bélico apresentado pelas organizações criminosas.
Deste modo, a Especialização em Táticas e Técnicas Policiais complementará a formação dos agentes de segurança pública no Brasil fornecendo ferramentas adicionais para a prevenção e combate à violência que se apresenta no cotidiano do nosso país. O conhecimento e a aplicação destes novos conceitos tornar-se-ão fatores relevantes na busca dos resultados e qualidade dos serviços prestados a toda população brasileira.
A capacitação adequada e continuada dos agentes públicos de segurança buscará reduzir outra trágica estatística relacionada ao seu cotidiano no Brasil: a alta taxa de mortalidade ou incapacitação dos servidores, seja durante o expediente ou até mesmo em suas folgas, em razão do crescente incremento da violência e poder organizacional dos criminosos. Além dos prejuízos emocionais para os familiares e companheiros de trabalho, resta também o prejuízo financeiro para o Estado e sociedade que precisará repor estas perdas lamentáveis.
As instituições policiais precisam entender que alinhar procedimentos entre seus profissionais, buscar soluções que visem a transformação e a capacitação profissional continuada deixaram de ser uma opção, passando a ser uma necessidade para o atendimento ao cidadão cada vez mais exigente de uma prestação de serviço de qualidade. A sociedade anseia por uma pronta atuação cada vez mais segura, técnica, eficaz e eficiente das forças de segurança para a promoção do bem-estar comum nas cidades do Brasil. A única ferramenta capaz de promover esta mudança cultural nas instituições policiais é a capacitação continuada e a qualificação profissional do seu efetivo, buscando assim propiciar um melhor atendimento ao nosso “cliente final”, a sociedade.

Público

Policiais Militares, Civis, Federais, Rodoviários Federais, Legislativos, Penais, Guardas Municipais, Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica e Agentes Penitenciários.

Metodologia

O curso de Especialização em Táticas & Técnicas Policiais será ministrado pelos próprios professores da disciplina com a metodologia de Ensino presencial e com a utilização de recursos tecnológicos e didáticos disponíveis para apresentação e interação com os alunos, de forma a permitir a aplicação prática e direta das técnicas apresentadas entre professores e alunos. A interação, discussão e solução de dúvidas em grupo impulsionam o crescimento acadêmico do grupo. Os alunos também terão acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde realizarão as atividades, avaliações e receberão sugestões de complementação do conteúdo apresentado na aula, bem como materiais de apoio.
Esta Pós-Graduação será conduzida por seus professores de forma expositiva e presencial, por meio de interação direta com os alunos, abordando aspectos teóricos e práticos dos assuntos e temas discutidos, sempre à luz dos referenciais teóricos relacionados. Para fixação dos conceitos apresentados, dinâmicas, exercícios, estudos de caso e trabalhos individuais e em grupo serão realizados.

A Especialização será desenvolvida em módulos de 10 disciplinas com carga horária de 30 h/a cada. Alunos que não possuírem curso de graduação poderão frequentar os módulos de forma individual como forma de extensão curricular. Somente receberá o diploma de Pós-Graduação o aluno que concluir todas as 10 disciplinas e o módulo de pesquisa aplicada com carga horária de 60 h/a que é exclusiva para os que possuírem graduação de nível superior, devidamente apresentada em momento oportuno.

Ao final do curso o profissional estará habilitado a:

– Criar uma visão moderna sobre os métodos de prevenção e de forma a aprimorar o combate da violência que ocorre atualmente;
– Contribuir para a melhoria da performance de indicadores das organizações em que atuam, por meio da utilização de técnicas e multiplicação do conhecimento;
– Desenvolver o conhecimento e a habilidade para atuarem como os líderes em suas organizações;
– Desenvolver habilidades de comunicação e planejamento.

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

-

Formação

Especialização

Carga Horária

360 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição