Especialização em Mediação e Arbitragem

O Curso

Objetivos Específicos:

  • Apresentar e aprofundar as noções de gestão de conflitos e políticas públicas;
  • Explorar as diferentes e novas concepções nessas áreas;
  • Aprimorar as teorias;
  • Capacitar profissionais que atuantes no âmbito jurídico público;
  • Desenvolver habilidades interpessoais fundamentais;
  • Proporcionar ao aluno maior aprofundamento em temas diversos como Gestão de conflitos, direito processual civil, mediação e arbitragem;
  • Desenvolver e incentivar uma abordagem científica e tecnológica de modo a estimular a pesquisa no campo do direito público.

Justificativa:

A Política Pública Judiciária direcionou um novo olhar para as vias de acesso à justiça, assim, a sociedade e, principalmente, os operadores do direito estão experimentando outras formas de resolver conflitos.
Ademais, nos cursos de bacharelado em Direito, foi implementada nova diretriz curricular com as matérias sobre mediação, conciliação e arbitragem, conforme determinação da Portaria 1350/2018 do Ministério da Educação – MEC. Assim, diante desse cenário de mudanças na área jurídica e demais correlatas, exigem do atual profissional do Direito uma capacidade de reflexão e aprimoramento de forma a compreender os fenômenos jurídicos de um mercado cada dia mais seletivo e competitivo.
Ante a esse atual e desafiador cenário, o curso de Pós Graduação em Métodos Adequados em Resolução de Conflitos surgiu para proporcionar ao aluno o aprimoramento de suas habilidades, além de uma visão atualizada do ordenamento jurídico que rege o Estado brasileiro, considerando uma compreensão mais aprofundada na gestão de conflitos evitando a judicialização de demandas, por meio da análise teórica e legislativa, bem como por meio de uma abordagem multidisciplinar.

Informações Gerais:

O programa de ensino aborda as principais temáticas em algumas das diversas áreas do Direito e outras áreas, assim, unem fundamentação teórica e discussão prática por meio de problemas e situações do cotidiano. Assim, o curso viabiliza estudos em profundidade, bem como proporciona o necessário domínio dos principais institutos jurídicos e não jurídicos.

Diferencial:

O aperfeiçoamento reúne um corpo docente formado por professores mestres e doutores e outros de diversos órgãos públicos. As disciplinas são voltadas para que o profissional tenha habilidade na gestão de conflitos que tem por fim evitar as demandas jurídicas e solucionar as demandas que ainda estão em trâmite.

Público Alvo:

O Curso de Pós Graduação em Mediação e Arbitragem é destinado ao bacharel em Direito e áreas conexas. Assim, o curso se destina em especial:

  1. Estudantes, Bacharéis em Direito e graduados em outras Ciências Sociais e Humanas, sendo considerada a interdisciplinaridade do Curso;
  2. Advogados, Procuradores, Membros do Ministério Público e da Magistratura, Professores, Consultores, Servidores públicos e demais profissionais que atuam em assuntos relacionados ao processual civil.
  3. Pesquisadores, docentes e pessoas que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos;
  4. Psicólogos, Administradores, Assistentes Sociais, Contadores, Engenheiros e Educadores.

Metodologia:

Os princípios metodológicos norteiam a concepção didático-pedagógica e enfatiza a integração dos saberes, a centralidade na aprendizagem, a pesquisa como eixo da estruturação curricular e a avaliação como reflexão do ensinar e do aprender. Numa concepção pedagógica centrada no estudante, a interação é elemento fundamental para que o processo educativo favoreça o desenvolvimento da aprendizagem.
O curso de Especialização em Mediação e Arbitragem será ministrado pelos próprios professores da disciplina com a metodologia de Ensino por Acesso Remoto, usando recursos tecnológicos disponíveis para apresentação e interação com os alunos permitindo o contato direto entre professores e alunos, interação em tempo real, solução de dúvidas em grupo e a participação dos alunos, que ajudam e impulsionam o crescimento acadêmico do grupo. Os alunos também terão acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde realizarão as atividades, avaliações e receberão sugestões de complementação do conteúdo apresentado na aula, bem como materiais de apoio. As metodologias ativas serão, portanto, adotadas nas diversas disciplinas previstas neste programa de pós-graduação.

 

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

15 meses

Formação

Especialização

Carga Horária

360 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição