Especialização em Clínica, Cirurgia e Anestesiologia de Equinos

O Curso

Objetivo Geral:

Estudar as principais afecções clínicas e cirúrgicas de importância médico-veterinária em equinos. Identificar as causas, patogêneses e sinais das principais enfermidades com o objetivo de estabelecer o diagnóstico, instituir o tratamento e avaliar a evolução (prognóstico) e a profilaxia.

Objetivos Específicos:
Procura Conhecer, elucidar e descrever os aspectos das doenças mais frequentemente encontradas na prática em clínica médica e clínica cirúrgica e anestesiologia em equinos. Patologias cirúrgicas: Infecções cirúrgicas, traumatologia, tumores, Choque circulatório, Corpos Estranhos, Cistos em geral e Ortopedia, e clínica médica e cirúrgica: Afecções clínico-cirúrgicas da cabeça, região cervical, torácica, abdominal, gastrointestinal, genitourinário e do aparelho locomotor. Além de desenvolver intervenções clínicas, cirúrgicas e anestésicas, conhecer a rotina hospitalar e clínica ambulatórial.

Justificativa

Intuito de conhecer as causas, sinais clínicos, diagnóstico e tratamento e ou conduta a ser tomada com o animal enfermo. Além disso, os alunos também devem estar preparados para gerir estas condições em individuo ou em rebanho o, é fundamental, que o médico veterinário esteja preparado para diagnosticar e identificar a doença envolvida corretamente e intervir o mais rapidamente possível com tratamento seja ele, clínico ou cirúrgico das diversas afecções que acometem os equinos.

Público

Médicos Veterinários

Metodologia

Aulas teóricas com utilização de imagens (data-show) e seminários, discussão de casos clínicos, estudos dirigidos, estudos de artigos científicos, resoluções de situações problemas.
Aulas práticas com intervenções clínicas e cirúrgicas diversas, envolvendo equídeos, rotina hospitalar e clínica ambulatória rural, além de demonstrações do tratamento clínico-cirúrgico de outras afecções. As aulas práticas terão início com breve exposição sobre a doença de cada caso a ser operado. Uso obrigatório nas aulas práticas: Jaleco, macacão, pijama cirúrgico, calça e sapato fechado (bota, bota de borracha, coturno), estetoscópio, termômetro e relógio.

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

18 meses

Formação

Especialização

Carga Horária

360 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição