Aperfeiçoamento em Aquicultura – Manejo e Produção Aquícola

O Curso

Objetivos Específicos:

  • Capacitar para atuação em aquicultura;
  • Explorar as diferentes e novas concepções na área;
  • Aprofundar o conhecimento nas áreas de: reprodução; nutrição e sanidade de peixes;
  • Aprimorar os conhecimentos sobre qualidade de água em sistema de produção.

 

Justificativa:

Mundialmente, a produção de pescado tornou-se de extrema importância num contexto de oferta de alimento. Estima-se que mais de 62% dos peixes para o consumo humano virá da aquicultura até 2030.

Esse quadro significa um aumento na demanda por profissionais altamente qualificados no manejo e produção aquícola. Torna-se obrigatório o conhecimento relativo à reprodução, nutrição, controle da qualidade da água e sanidade para a segurança do alimento e da segurança alimentar.

Ante a esse atual e desafiador cenário, o curso de Aperfeiçoamento em Aquicultura – Manejo e Produção Aquícola – surgiu para proporcionar o aprimoramento de suas habilidades, além de uma visão atualizada do ordenamento do setor aquícola brasileiro, considerando uma compreensão mais aprofundada do seu funcionamento.

 

Informações Gerais:

O programa de ensino aborda as principais temáticas em planejamento e gestão de aquicultura, empreendedorismo e desenvolvimento rural. O aperfeiçoamento une fundamentação teórica e prática por meio de problemas e situações do cotidiano. Assim, o curso viabiliza estudos em profundidade, bem como proporciona o necessário domínio do tema.

 

Diferencial:

O aperfeiçoamento reúne um corpo docente formado por professores mestres e doutores com vasta atuação em ensino, pesquisa, extensão rural e gestão de empreendimentos aquícolas. O conteúdo é atual e inovador. Todas as disciplinas são desenvolvidas com atividades práticas nas diferentes áreas.

 

Público Alvo:

O Curso de Aperfeiçoamento em Aquicultura é destinado ao seguinte público:

  1. Empreendedores rurais;
  2. Estudantes e graduados em: medicina veterinária; agronegócio; agronomia; agroecologia; zootecnia; biologia; engenharia de aquicultura e engenharia de pesca; administração e demais cursos sendo considerada a interdisciplinaridade do aperfeiçoamento;
  3. Servidores públicos e demais profissionais que atuam em assuntos relacionados à aquicultura.
  4. Pesquisadores, docentes e pessoas que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos.
  5. Demais interessados.

 

Metodologia:

Os princípios metodológicos norteiam a concepção didático pedagógica e enfatizam a integração, a criatividade e as necessidades do público alvo. A pesquisa como eixo e a avaliação como reflexão do ensinar e do aprender.

Numa concepção pedagógica centrada no estudante, a interação é elemento fundamental para que o processo educativo favoreça o desenvolvimento da aprendizagem.

As metodologias ativas serão, portanto, adotadas nas diversas disciplinas previstas neste programa de Aperfeiçoamento em Aquicultura – Planejamento e Gestão.

Pós-Graduação

Quer saber mais sobre este curso?

Duração

40 horas

Formação

Aperfeiçoamento

Carga Horária

40 horas

Processo Seletivo

No ato da Inscrição