Você está visualizando atualmente Informes: Coronavírus – COVID-19

Informes: Coronavírus – COVID-19

Os atendimentos presenciais no Centro Universitário Icesp estarão suspensos a partir desta segunda-feira, 01/03. A medida é em cumprimento ao Decreto nº 41.849 de 27 de fevereiro de 2021, do Governo do Distrito Federal, sobre medidas para enfrentamento da COVID-19.

Manteremos todos informados por meio do site icesp.br e das redes sociais do Icesp.

Decreto n° 40.939 de 2 de junho de 2020 do Governo do Distrito Federal;
Portaria n°544 de 16 de junho de 2020 do Ministério da Educação
Decreto Nº 40.939, de 02 de julho de 2020

Prezados Alunos e Professores do ICESP,

Como já é do conhecimento de todos, vários Atos Legais do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal (GDF), definiram novos procedimento para a oferta da educação superior em função da COVID – 19.

Nesse contexto, o Centro Universitário ICESP, em respeito à vida e com o compromisso social de oferecer, sempre, um ensino de qualidade, seguindo todas as normas de segurança e de distanciamento social, trabalha para oferecer um retorno às atividades presenciais de maneira segura e que atenda às normas prescritas pelas autoridades governamentais e de saúde, tanto nacionais como distritais.

Dessa forma, mesmo autorizados pelo Decreto Nº 40.939, de 02 de julho de 2020 – GDF, à volta presencial às aulas, a partir do dia 27 de julho/2020, em decisão colegiada do Comitê ICESP de Combate à Covid-19 e da Reitoria, determinamos o que segue:

  1. Todas as AULAS TEÓRICAS, de todos os cursos, serão ofertadas no próximo semestre no MODO REMOTO, como já praticamos atualmente, porque não iremos expor nossos alunos e professores ao perigo iminente chamado Coronavírus;
  2. Neste momento, ofereceremos apenas as AULAS PRÁTICAS devidas do 1º semestre/2020, ainda em curso;
  3. Haverá um CALENDÁRIO ESPECIAL para as AULAS PRÁTICAS do primeiro semestre de 2020, a partir de 27 de julho, mas cumprindo rigorosamente o protocolo de distanciamento e biossegurança;
  4. Cada coordenação de curso determinará seu próprio calendário, em consonância com a Coordenação de Laboratórios do Centro Universitário ICESP;
  5. Aguardem todos os esclarecimentos complementares, que serão comunicados formalmente aos alunos pelo coordenador de cada curso;
  6. IMPORTANTE DESTACAR: em respeito àqueles que pertencem ao grupo de risco e à vontade dos alunos,  serão oferecidas alternativas de cumprimento da  carga horária das aulas práticas no  devido tempo;

Vale registrar que nossa comunidade acadêmica foi ouvida para tomarmos estas decisões.

Não se preocupem! Tranquilizem-se! 

O momento pede calma e empatia e exige estratégias responsáveis e corajosas de todos nós.

O Centro Universitário ICESP lhes assegura: só voltaremos às aulas presenciais COM SEGURANÇA.

Façam suas matrículas e acreditem no melhor Centro Universitário do Distrito Federal.

Cordialmente,
A Reitoria e Integrantes do Comitê Icesp de Combate à Covid-19 .

Prezado(a) aluno(a),

Durante o período de isolamento social, por conta da pandemia da Covid-19, a Tesouraria do Centro Universitário Icesp estará funcionando de segunda a sexta, das 8h às 18h, nos três campus: Aeroporto, Águas Claras e Guará.

Os pagamentos das mensalidades poderão ser feitos em cartão de crédito, débito e cheque. Você também pode solicitar seu boleto pelo e-mail [email protected] ou no Portal do Aluno no link abaixo e fazer o pagamento pelo celular, computador ou até mesmo nos terminais de autoatendimento do seu banco.

Para mais informações, você também pode entrar em contato pelo Whatsapp: 61 98626-1751

Link para emissão de boletos: AQUI

Usuário: CPF
Senha: 123456


A disseminação do novo coronavírus Covid-19 no Distrito Federal e as determinações governamentais, com medidas para enfrentamento dessa emergência de saúde pública, levaram-nos a tomar algumas DECISÕES SOBRE ESTE PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO.

Primeiro foi preciso adiantar o recesso de 15 dias que estava previsto para o período de 17 a 29 de julho. Com isso, alongamos o restante do semestre, que voltará a ter aulas A PARTIR DO DIA 1 DE ABRIL ATÉ O DIA 29 DE JULHO.

Mas o agravamento da crise do coronavírus nos últimos dias ainda nos impede de voltarmos ao convívio presencial. Por isso, o funcionamento da vida acadêmica será diferente do habitual: O PRIMEIRO MOMENTO DO RETORNO ÀS AULAS SERÁ DE MODO REMOTO. Sabe como funciona?

Diferente da modalidade EaD, o ENSINO DE FORMA REMOTA funciona da mesma forma que o ensino presencial, respeitando as MESMAS DISCIPLINAS que você está matriculado, os MESMOS HORÁRIOS DAS AULAS, mesma PERIODICIDADE, mesmas REGRAS INSTITUCIONAIS e PLANEJAMENTO. Ou seja, as aulas funcionarão normalmente, mas por meio de uma plataforma digital.

Caso o aluno não tenha acesso à internet na hora da aula, não tem problema. Todas serão gravadas e ficarão disponíveis, na íntegra, para serem assistidas a qualquer momento.

Para as aulas, os professores recorrerão a recursos como GOOGLE SALA DE AULA (CLASSROOM) e HANGOUT MEETS, por onde encontrarão os alunos para exposição do conteúdo que seria dado presencialmente em sala. Com essas ferramentas os docentes também disponibilizarão vídeos, arquivos e materiais complementares. A VA3 também será aplicada de modo remoto, por meio do GOOGLE FORMS.

Para a volta das atividades será necessário que você, aluno, organize dois itens imprescindíveis: o E-MAIL INSTITUCIONAL e o ACESSO À INTERNET. Caso você não tenha acesso à web, o Icesp disponibilizará computador e wi-fi no campus em que você estuda, com agendamento prévio e respeitando todas as normas de segurança para esse momento de pandemia.

Em caso de dificuldades para lidar com e-mail institucional e Google Sala de Aula, GARANTIMOS SUPORTE, que pode ser solicitado via:

E-mail – [email protected]

Telefone e Whatsapp – (61) 99830-3574

Com essa iniciativa, o semestre será mantido SEM PREJUÍZO AOS ALUNOS, com a MESMA QUALIDADE do ensino oferecido em sala de aula, um dos principais objetivos dos nossos professores e que faz do Icesp a melhor Universidade particular do DF,  de acordo com o Ministério da Educação.

Esse novo funcionamento é TEMPORÁRIO e contempla a segurança que o momento exige. O problema da pandemia da Covid-19 é grave, por isso nos planejamos para precaver a saúde dos nossos alunos, sem comprometer sua formação, pela qual somos responsáveis e prezamos.

Assim, esperamos todos no retorno às aulas, dia 1 de abril. Vamos nos preparar?


Noto oficial CRO-DF – Covid-19Baixar Arquivo


Portaria 343, de 17 de março de 2020Baixar Arquivo


Prezados Professores e Alunos:

Em função dos últimos acontecimentos, referentes à Pandemia do COVID-19, como já é do conhecimento coletivo, uma série de medidas vêm sendo adotadas, com responsabilidade, por todos nós. Daí a necessidade de mantermos esse canal de comunicação em plena atividade e consulta permanente. É oportuno esclarecermos e reiterarmos o que segue:

1. Inicialmente o período indicado pelo governo para suspensão das aulas era de apenas 05 (cinco) dias, tendo sido prorrogado por mais 15 (quinze) dias;

2. Orientamos a todos os professores e alunos que otimizassem o uso do recurso SALA DE AULA, do Google, dispositivo bastante adequado e oportuno para que as relações acadêmicas no processo ensino-aprendizagem continuem a acontecer;

3. Nesse sentido uma série de orientações e suportes foram disponibilizados para que:

  • a) Cada professor faça uso do GOOGLE SALA DE AULA como ferramenta metodológica de ensino e apoio aos seus alunos; aqueles que têm dificuldade ou não dominam a ferramenta foram orientados a acessarem a turma SALA DE AULA – SUPORTE AO PROFESSOR;
  • b) Cada aluno acesse o e-mail institucional, já que, no período de suspensão das aulas, todas as atividades acadêmicas serão desenvolvidas na plataforma digital GOOGLE SALA DE AULA; caso algum aluno tenha dificuldade foi orientado que entre em contato com a equipe de suporte por meio do [email protected];

4. Em vista do exposto, esclarecemos que estamos em processo de administração dessa crise, da qual não temos certezas da duração e de quais novos procedimentos teremos que adotar;

5. O fato é que temos que nos preparar para, sendo o caso, desenvolvermos as aulas teóricas por meio desse recurso, de modo que, para serem VALIDADAS e COMPENSADAS como aulas, todos têm que utilizar a ferramenta;

6. IMPORTANTE DESTACAR: caso o período de 15 dias seja prorrogado, será instituído definitivamente o GOOGLE SALA DE AULA como plataforma, para que as aulas aconteçam em formato EAD. Daí a necessidade de que todos alunos e professores estejam devidamente cadastrados e com acesso à ferramenta;

7. Não é momento para comunicações simplistas do tipo “se é antecipação de recesso não preciso fazer nenhuma atividade”, como as que temos recebido de alguns alunos, por vários canais como call center, Whatsapp etc.

Contamos com a colaboração e entendimento de todos, dada a gravidade que a situação requer. Cuidemos da nossa integridade física e do próximo, interrompendo as possibilidades de contaminação do COVID-19. A boa notícia é que a maioria dos nossos professores já têm a sua SALA DE AULA -GOOGLE criada e muitos alunos cadastrados. É momento de todos verificarmos o que falta para atingirmos 100% dos professores e respectivos alunos.

Cordialmente,

Profa. Ana Angélica Gonçalves Paiva
Reitora do Centro Universitário ICESP/UNICESP


Prezados gestores,

Primeiramente e acima de tudo, viemos aqui reforçar nosso compromisso de sermos transparentes e zelosos com nossos profissionais e seus familiares. Foi criado no último dia 12/03 o Comitê ICESP de Combate ao COVID-19, estamos acompanhando constantemente a evolução do tema da pandemia do Coronavírus (COVID-19) e tomando decisões diárias para cuidar das pessoas e do nosso negócio.
Todas as informações, tanto de orientações de prevenção quanto de procedimentos corporativos, estão sendo disponibilizadas nas nossas redes sociais oficiais e no site, no banner Informes CORONAVIRUS COVID-19. Estamos atualizando sempre que se faz necessário – e pedimos a todos que confiem nos canais oficiais da Instituição. Reforçamos que se tiver um caso suspeito ou confirmado na sua área, o mesmo deverá ser informado imediatamente ao RH e Pró-reitora Administrativa.
Desta forma, considerando as várias iniciativas que estão acontecendo no país e para minimizar eventuais impactos no dia a dia dos nossos colaboradores, iremos adotar – pelos próximos 15 dias a contar de hoje, 17/03 (podendo esse prazo ser estendido em caso de necessidade), medidas que facilitem a gestão de equipes mantendo a produtividade e o foco nas entregas necessárias.
É fundamental que todos os gestores do Centro Universitário ICESP com as respectivas equipes façam uso dessas medidas com responsabilidade, garantindo o bem-estar das pessoas e a continuidade da prestação dos nossos serviços. São elas:

  1. Ampliação do trabalho remoto (Home Office) para todas as funções onde essa modalidade é possível e factível (atividade, recursos e viabilidade técnica). Além disso, também orientamos que sejam avaliados prioritariamente os colaboradores em situação mais vulnerável que trabalham em ambientes com grande circulação de pessoas. São eles: portadores de doenças crônicas graves, gestantes e idosos (a partir de 60 anos).
  2. Os gestores podem também, excepcionalmente, estabelecer escalas de trabalho com os respectivos times. Essas medidas momentâneas visam evitar tanto concentrações nos locais de trabalho como nos horários de pico dos meios de transporte público.
  3. Flexibilização para antecipação de férias com marcação inferior ao período de 30 dias de antecedência em relação ao início. O gestor pode solicitar, preferencialmente de comum acordo, a antecipação de férias de colaboradores, principalmente aqueles que exercem as funções ou atividades menos impactadas neste momento.
    Qualquer uma das medidas acima que forem adotadas, o gestor deverá procurar o RH local para formalização.
    Vale reforçar que além dessas medidas de gestão da força de trabalho, é imprescindível manter o foco e atenção nas orientações de prevenção – tanto dentro quanto fora da empresa. Incentivamos fortemente que tais orientações sejam compartilhadas com familiares e amigos.

Para evitar a disseminação da doença é preciso:

  • Lavar regularmente e cuidadosamente as mãos com água e sabão ou higienize-as com álcool gel 70%.
  • Manter, pelo menos, 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando, para não respirar gotículas que contenham vírus.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, para evitar transmitir vírus para os olhos, nariz e boca.
  • Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ou com lenço descartável quando tossir ou espirrar. Descarte o lenço utilizado, imediatamente.
  • Manter ambientes bem ventilados e evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal (talheres, copos, garrafas, pratos etc.).
  • Reforçamos que nesse momento o bom senso é fundamental. E que o papel dos gestores é manter a tranquilidade, sensibilidade e clareza na condução do tema junto à equipe.

Atenciosamente,
Zenilde Ruas Santana
Pró-Reitora Administrativa


As bibliotecas do Icesp estarão fechadas durante o período de suspensão das aulas, prevista no Decreto Governamental 40.520, de 14 de março de 2020.

Se você está com livros que deveriam ser devolvidos até o dia 1 de abril, não se preocupe, nenhuma taxa de atraso será cobrada.

Também lembramos a todos a importância de regularizar o e-mail institucional para receber material das disciplinas e informes do Icesp sobre as ações de enfrentamento à crise da Covid-19.


Com o app fica mais fácil a interação de coordenadores, professores e alunos. Disponível nas plataformas Android e IOS. Conteúdo na palma da mão!