Qualidade do trabalho desenvolvido em nossa instituição e a conquista de indicadores de excelência junto ao MEC e ao mercado educacional.

O Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia (NAQUE) é um órgão de Coordenação, Supervisão e Execução de atividades que envolvem ações institucionais relativas à qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Trabalha de forma alinhada, cooperativa e em parceria com todos os setores da instituição para atingir seus objetivos.

Principais objetivos:

  • Criar, implementar, coordenar e gerar insumos e indicadores relativos à qualidade dos processos de ensino e aprendizagem que permitam à instituição trabalhar em busca da excelência no ensino superior em consonância com as diretrizes acadêmicas do MEC e demais legislações educacionais em vigor.
  • Produzir relatórios gerenciais sobre os resultados de todos os processos, subsidiando a tomada de decisão e o planejamento de ações de melhoria da Direção, Núcleo e demais setores do UniSant’Anna.
  • Propor programas, projetos, cursos, ações e atividades baseadas nos indicadores obtidos em todas as avaliações internas que permitam melhorar os processos acadêmicos, bem como capacitar e qualificar os membros da comunidade acadêmica da IES.

 O NAQUE desenvolve projetos que podem ser agrupados nas seguintes células: 

  • Célula Meta-Avaliação
  • Célula RCC Diagnóstica
  • Célula Academia de Docentes
  • Célula ENADE
  • Resolução de Criação do NAQUE

Qualidade, crescimento e excelência

Interaja com o projeto! Acesse todo o material e seus resultados!

Coordenação e Membros

Coordenador:
Prof. Me. Jônatas Januário da Silva

Membros:

Me. Marcio Henrique Teixeira

Projetos Desenvolvidos

Célula Meta Avaliação

Projeto responsável pela elaboração, implementação e controle do plano semestral de análise das Verificações de Aprendizagem (VA’s) dos Docentes com o objetivo de criar um padrão mínimo de qualidade metodológica e em conformidade com o padrão ENADE.

​As VA’s são analisadas segundo os seguintes indicadores:

  • Número mínimo de questões conforme orientação do ciclo; 
  • Existência e adequação do Texto Base na VA; 
  • Adequação da expressão de comando na VA; 
  • Existência de 5 alternativas de resposta; 
  • Formatação geral da VA; 
  • Cumprimento dos ajustes solicitados;  
  • Fluxograma Meta Avaliação. 

As análises realizadas geram relatórios que subsidiam a identificação de inconsistências e proposição de ações corretivas, bem como servem como um dos parâmetros para Avaliação do “Professor Nota 10”.

 >> Modelo VA1 – 80h

>> Modelo VA1 – 40h

>> Modelo VA2 – 80h

>> Modelo VA2 – 40h

>> Modelo VA3 – 80h

>> Modelo VA3 – PIN e Seminário

Célula Revisão de Conteúdos Curriculares - RCC

A RCC é uma avaliação contínua, aplicada em todos os semestres, por cursos e por períodos, com o objetivo de aferir o desempenho do estudante quanto à sua absorção de conhecimentos de formação geral e específicos. A metodologia segue as diretrizes do ENADE, e, para a instituição, permitirá também a elaboração de diagnósticos, bem como planejamento de ações corretivas e pontuais.

A Equipe NAQUE é responsável pela elaboração, pela aplicação e pelo diagnóstico da RCC, mediante o recebimento dos Cadernos de questões pelos Coordenadores.

Participam dessa avaliação todos os alunos (regulares e irregulares) matriculados de todos os cursos e períodos. A RCC valerá 10 pontos que serão contemplados nos 25 pontos de outras atividades destinadas ao professor.

Célula Academia dos Docentes

O Projeto da Academia de Docentes visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação do UniSant’Anna por meio do treinamento e do desenvolvimento dos professores em técnicas pedagógicas, atualização e aprofundamento dos conhecimentos nas áreas afins e pela promoção de debates e discussões sobre as questões fundamentais da educação.

São ofertados cursos e palestras sobre temas atraentes e relevantes, conduzidos de forma competente e eficaz, de forma a atrair e motivar a comunidade docente para se reciclar, aprimorar e desenvolver.

É disponibilizado no Hotsite da Academia todo o conteúdo da Academia, os certificados de participação e indicadores. 

Célula ENADE

Alinhado ao NAQUE Nacional, o NAQUE realiza monitoramento, diagnóstico e preparação dos alunos para desempenho superior nos ciclos ENADE. Tal preparação utiliza um plano de ação elaborado com base nos resultados dos exames externos das turmas anteriores e dos resultados do RCC das turmas.

Ações permanentes para institucionalização do processo

  • Oficina de capacitação com os docentes para sensibilização quanto à importância do processo ENADE e explicação quanto a elaboração de questões seguindo o padrão ENADE.
  • Formação de um banco de itens/questões a serem utilizados nos simulados da instituição.
  • Palestras e encontros para sensibilização junto aos alunos sobre a importância do ENADE e como deve ser a contribuição do aluno no processo.
  • Repasse das diretrizes e metodologias do INEP/MEC/ENADE.
  • Sensibilização permanente com alunos e professores por meio de palestras, cursos, reuniões e campanhas de conscientização sobre os processos ENADE.

Ações pontuais para demandas dos cursos que farão ENADE

  • Levantamento das diretrizes do MEC/portaria específica para o curso a ser avaliado.
  • Oficina de sensibilização quanto ao processo ENADE para os professores dos cursos avaliados.
  • Planejamento de atividades avaliativas como aulões, minicursos, oficinas e palestras para desenvolvimento dos conteúdos gerais e específicos dos cursos avaliados.
  • Planejamento de atividades complementares valendo horas para desenvolvimento dos conteúdos gerais e específicos dos cursos avaliados.
  • Formação de um grupo de facilitadores dos cursos avaliados a fim de fazerem a conexão das ações com os estudantes.
  • Acompanhamento das inscrições dos estudantes na plataforma ENADE.

Professor Nota 10

Valorizar o trabalho dos professores que contribuem para a melhoria do processo educacional!

Durante o ano os docentes da faculdade são avaliados segundo os seguintes indicadores:

  • Adequação das Verificações de Aprendizagem ao padrão institucional;
  • Participação na Academia de Docentes;
  • Aproveitamento de seus alunos na RCC;
  • Participação na Revisão de Diretrizes Acadêmicas – RDAC;
  • Questionário de Avaliação do Docente pelo coordenador.

Ao conhecerem seus indicadores, os professores têm a oportunidade de refletir sobre suas práticas e buscar o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o “Professor Nota 10” é um caminho para a busca da qualidade.

Conheça os vencedores do “Professor Nota 10” edição 2018
Conheça os vencedores do “Professor Nota 10” edição 2017
Conheça os vencedores do “Professor Nota 10” edição 2016

Reconhecimento

Valorização

Melhoria

Meta Avaliação

Auto Avaliação

RCC

CPA

Academia Docente

Permanência e Retenção Discentes

RDAC

Professor que Transforma

Professor
que Transforma

Concurso Cultural

Todos nós já tivemos um professor inspirador… um professor que nos deixou grandes lições de vida… Um professor que, para além dos conteúdos acadêmicos, nos tocou intensamente, a ponto de transformar a nossa visão de mundo… e até de transformar as nossas vidas…

Este prêmio é anual e desenvolvido a partir das perspectivas dos alunos. Os alunos são convidados a produzir conteúdos em suas mais diferente formatações em que contam de que forma um determinado professor da Faculdade contribuiu para seu processo de desenvolvimento acadêmico. O melhor trabalho é reconhecido junto à comunidade acadêmica, com aluno e professor recebendo certificado e uma premiação a ser discutida.
Seu objetivo principal é incentivar, valorizar e reconhecer a participação efetiva dos docentes no processo de integração, motivação e acompanhamento dos discentes durante o seu ciclo acadêmico. Visa ainda possibilitar aos alunos revelar suas experiências positivas obtidas a partir de seu ingresso na instituição.
Podem participar desse concurso todos os alunos, regularmente matriculados, de quaisquer períodos e cursos de bacharelado e graduação tecnológica do UniSant’Anna.
Aspectos avaliados nas redações:
• Adequação ao tema proposto;
• Criatividade;
• Originalidade;
• Coesão e coerência;
• Clareza e adequação às normas linguísticas.
• Impacto transformador da experiência relatada na vida do discente.

Vencedores do “Professor que Transforma” edição 2018
Vencedores do “Professor que Transforma” edição 2017
Vencedores do “Professor que Transforma” edição 2016

Incentivar, valorizar e reconhecer a participação efetiva dos professores no processo de transformação dos alunos

Capacitações

​​O Projeto da Academia de Docentes visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nos cursos de graduação do UniSant’Anna por meio de treinamento e desenvolvimento dos professores em técnicas pedagógicas, atualização e aprofundamento dos conhecimentos nas áreas afins e pela promoção de debates e discussões sobre as questões fundamentais da educação.
São ofertados cursos e palestras sobre temas atraentes e relevantes, conduzidos de forma competente e eficaz, de forma a atrair e motivar a comunidade docente para se reciclar, aprimorar e desenvolver.
É disponibilizado no Hotsite Nota 10 todo o conteúdo da Academia, os certificados de participação e indicadores.
Para acessar a Academia Docente, clique aqui: Academia Docente.

Próximos Eventos
Data: 16 de fevereiro (Sábado)
Data: 23 de março (Sábado)
Data: 27 de abril (Sábado)

Previous slide
Next slide

fale Conosco

Inscreva-se Agora

Para começar, selecione uma das formas de entrada