Secretaria

SECRETARIA GERAL

A Secretaria Geral é o órgão que lida com Registro Acadêmico e tem grande importância no campo administrativo das Faculdades Integradas Icesp Promove. A Secretaria registra a vida acadêmica do aluno e preocupa-se a coordenação, o controle e os registros. Para a boa execução dos serviços, a Secretaria Geral conta com funcionários para as atividades administrativas e educacionais, realizadas por meio de processos informatizados.
A Secretaria Geral deseja a todos os alunos sucesso na sua formação profissional.
CAA – Central de Atendimento ao Acadêmico
Setor educacional ligado a secretaria e ao financeiro que visa executar atividades de: informação acadêmica, requisição, matricula e negociação dos alunos.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira das 8h às 21h30. Aos sábados das 08h às 12h.
•Consultar as taxas de protocolo
INFORMAÇÕES SOBRE PROCESSOS E DOCUMENTOS:
Matrícula de alunos novos
Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à SAE (Serviço de Atendimento ao Estudante), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados.
A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente.
A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela.
 
Renovação de matrícula
A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços.
A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o calendário Acadêmico que será amplamente divulgado.
O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.
 
Alunos fora de fluxo (FF)
É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.
 
Transferência externa / Vaga para aluno graduado
O ICESP aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins.
Vaga para aluno graduado é o processo pelo qual o candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.
•Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.
 
Solicitação de matrícula em regime especial
É o ato pelo qual o aluno solicita vaga em determinado curso, desde que comprove, por meio de documento oficial, que é ou foi aluno de ensino superior. O aluno matriculado em regime especial somente poderá cursar no máximo 06 disciplinas, sem obrigatoriedade de vinculação a qualquer curso. Poderá permanecer como aluno especial durante 01 semestre, tendo, então, que fazer o vestibular para o semestre subseqüente.
Solicitação de declarações, históricos, conteúdo programático e grade curricular
São documentos individuais solicitados e emitidos de acordo com a necessidade do aluno.

Aproveitamento de estudos / revisão de aproveitamento de estudos
Aproveitamento de estudos dá-se quando o aluno já cursou determinada disciplina em outra IES e solicita a sua dispensa. Para que sejam aproveitadas, as disciplinas deverão ter equivalência de conteúdo e carga horária.
A revisão de aproveitamento é feito para reavaliação do aproveitamento com apresentação de documentos comprobatórios que justifiquem o pedido e o prazo para a solicitação se fará em tempo/ próprio conforme portaria normativa.
•Documentação para solicitação: Histórico Escolar, Conteúdo Programático e declaração com situação do enade.

Processo mediante taxa.

Reabertura de matrícula
É o processo pelo qual o aluno solicita o seu retorno à Instituição, após haver efetuado o trancamento da matrícula na mesma.
•Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.

Reingresso
É o ato pelo qual o aluno que deixou de renovar a sua matrícula num determinado período letivo, dentro dos prazos fixados, e que considerado desistente obtém sua re-inclusão no quadro de alunos, com vista à renovação da matrícula.
•Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.
Processo mediante taxa.

Trancamento / cancelamento / transferência interna / expedição de transferência
Trancamento de matrícula é o ato pelo qual a Instituição aprova pedido de suspensão de estudos, mantendo o direito do aluno à renovação de matrícula.
Cancelamento de matrícula é o ato pelo qual o aluno solicita sua exclusão do corpo discente da Instituição, sendo-lhe vedada a expedição de guia de transferência, podendo, entretanto, ser-lhe fornecida uma certidão de estudos.
Transferência interna será permitido para curso da mesma área de conhecimento do curso de origem do candidato.
Expedição de transferência é o ato pelo qual o aluno solicita sua transferência do ICESP para outra IES.

Revisão de notas (recurso)
É o ato pelo qual o aluno solicita, mediante justificativa, a revisão de notas com as quais, por qualquer motivo, não concorda. A justificativa deverá conter uma argumentação sólida sobre os motivos que o fazem se sentir injustiçado.

Prazo para solicitação: 90 dias após término do período letivo.

Processo mediante taxa.

Exame de proficiência
É o ato pelo qual o aluno solicita dispensa de cursar regularmente uma disciplina de cujo conteúdo já tenha conhecimento comprovado por meio de documentos e Avaliação de Banca Examinadora Especial.
Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.
Processo mediante contrato.
Colação de grau
É a cerimônia obrigatória que confere ao aluno a sua titulação, depois de concluído o seu curso.
DIPLOMA

A solicitação de Diploma deverá ser requerida pelo e-mail: diplomas@icesp.edu.br. Para tanto é obrigatória a inserção, como anexo ao e-mail, os documentos a seguir relacionados:

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA EMISSÃO DE DIPLOMA

Todos os documentos anexados deverão estar no formato PDF e legível

1)  Arquivo em PDF da Certidão de Casamento OU Nascimento;

2) Arquivo em PDF do RG OU Carteira de Habilitação;

3) Arquivo em PDF do Comprovante do 1º e 2º turno da última votação mais o Título de Eleitor OU Certidão de Quitação Eleitoral retirada no site do TSE: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral (não será aceita Declaração de Quitação Eleitoral com Advertência e/ou Justificativa);

4) Arquivo em PDF da Quitação com o Serviço Militar (para requerentes de nacionalidade brasileira e do sexo masculino):

  • Reservista (com carimbos atualizados); OU
  • Dispensa Militar;

5)  Arquivo em PDF do Diploma OU Certificado de Conclusão do Ensino médio; e

6) Arquivo em PDF do Histórico Escolar do Ensino médio. (Obs.: Há Instituições de Ensino Médio que emitem o Histórico Escolar já contendo a certificação, e outras emitem os dois separadamente).

1ª VIA: SEM ÔNUS

Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail: diplomas@icesp.edu.br, telefone (61) 3035- 9500 ou nas Centrais de Atendimento ao Acadêmico (CAA) de cada Unidade de Segunda a Sexta-feira de 08h às 21h30 ou Sábados de 08h às 12h.

A RETIRADA DO CERTIFICADO E DO DIPLOMA DE CONCLUSÃO DE CURSO É FEITA SOMENTE EM NOSSA UNIDADE DE ÁGUAS CLARAS.