NPJ

Núcleo de Prática Jurídica

Núcleo de Prática Jurídica – NPJ

O NPJ é a área responsável pela orientação dos discentes nos estágios supervisionados de prática jurídica, que contribui significativamente para a formação do acadêmico de Direito lhe proporcionando meios e recursos para o seu melhor aprendizado, associando teoria à prática forense tanto simulada quanto real.

Sua sede situa-se a QI 11 bloco B Loja 23 (ao lado do subway) Guará I – funcionando nos três turnos das 8:30h às 11:30h, 13:30h às 17:30h e das 19:30h às 22:30h, com telefone nº 3035-9592.

O NPJ é uma assistência jurídica que comporta advogados-orientadores (docentes) e estagiários (discentes) que atua e atende a comunidade nas áreas cível, trabalhista e penal além de conciliações por intermédio do Centro de Resoluções de Conflitos.

As atividades simuladas são realizadas na sede no NPJ no Guará I – DF.

A Coordenadoria do NPJ e do Centro de Resolução de Conflitos é exercida pelo:

 

Prof danilo Coordenador Prof. Danilo da Costa Ribeiro

Raissa Pacheco Coordenadora Adjunta Prof. Raissa Pacheco

Formam ainda o NPJ, os Docentes das referidas práticas e seus estagiários.

Os estagiários do NPJ são os discentes da graduação em Direito que  se encontram no 8º a 10ª semestre estando regularmente matriculados nos dias disponibilizados pela IES nos três turnos letivos (matutino, vespertino e/ou noturno), sendo obrigatório o seu comparecimento com duração de 4 horas – aula.

Na sede do NPJ, funciona o Centro de Resoluções de Conflitos, cuja atividade tem a finalidade de propiciar ao discente o conhecimento teórico e prático desse mecanismo de solução de conflitos no âmbito extrajudicial e judicial já que mensalmente o Juiz da Vara Especial Cível da Circunscrição de Guará – DF comparece a IES para homologar as decisões respaldando a solução pacífica.

Ao final do Estágio Supervisionado, o estagiário sai com capacidade de relacionar os conhecimentos teóricos e técnicos a problemas jurídicos reais; capacidade de pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do direito, na elaboração de peças e documentos jurídicos; amadurecimento ético-profissional; habilidades emocionais, de alteridade e de cidadania; aptidão para lidar com situações não previstas, decorrentes da complexidade humana.

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS – NPJ

 

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS (NPJ)

Contato

Email: npj@unicesp.edu.br

Regulamento NPJ