Nossa história

História

 

As FACULDADES INTEGRADAS ICESP – FACICESP, Instituição de Ensino Superior criada em 22/03/1995, foram credenciadas nos termos da Portaria Ministerial de nº. 2.548, publicada no DOU de 16/09/2003.
Em 1995, esta IES iniciou suas atividades junto à comunidade do Distrito Federal com a oferta do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Em 1996, é inaugurada a Unidade do Guará I, com instalações modernas, proporcionando conforto e qualidade no atendimento aos alunos. São criados, então, os curso de Administração com Habilitação em Análise de Sistemas; os cursos na área de Informática: Processamento de Dados, Redes de Computadores e Segurança da Informação; o curso de Comunicação Social, nas Habilitações de Jornalismo e Rádio e Televisão e, a partir de 2005, os cursos de Tecnologia em Desenvolvimento de Software, Produção Publicitária e Produção Audiovisual.
Em 2000, as Faculdades Integradas ICESP iniciam a formação de profissionais em educação com a oferta do Curso de Pedagogia – Habilitações em Administração Escolar e Orientação Educacional.
Em 2001, é inaugurada a Unidade do Guará II, onde foram transferidos os cursos de Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional e Administração Escolar. Em 2002, amplia-se a oferta de cursos nessa Unidade com a criação do Centro Tecnológico de Aviação Civil – CETAC, que oferece o Curso Superior de Tecnologia em Aviação Civil. No último semestre deste ano, é criado, também, o ISE – Instituto Superior de Educação com os cursos de Licenciaturas em Letras – Habilitação em Magistério em Português/Espanhol  e Magistério em Inglês.
Em 2004, o ICESP inaugura sua terceira unidade no Sudoeste, com a oferta de cursos de graduação tecnológica na área de Gestão, bem como os cursos de pós-graduação lato sensu. Neste mesmo ano, as faculdades passaram a chamar, comercialmente, FACULDADES UNICESP, já com vistas a tornar-se um centro universitário.
Ainda em 2004, a partir de uma análise estratégica que indicava a cidade Satélite do Recanto das Emas como um importante pólo de desenvolvimento e crescimento, as Faculdades UnICESP, inauguram a quarta unidade, onde foram implantados, no corrente ano, os seguintes cursos superiores da área de Saúde: Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia, Bacharelado em Biomedicina e Bacharelado em Enfermagem.

Em 2005, foi inaugurada a Unidade Taguatinga, onde iniciou o seu funcionamento com os Cursos de Administração, Tecnologia em Desenvolvimento de Software, Tecnologia em Gestão Financeira e Tributária, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Marketing, bem como as licenciaturas de Pedagogia e Letras – com habilitação em Magistério da Língua Portuguesa e Espanhol e Magistério da Língua Inglesa.  Na sequência, foi desativada a Unidade II localizada no Guará II, já que as obras de ampliação da Unidade I, no Guará I foram concluídas.
Em dezembro de 2007, a gestão da Faculdade é assumida por uma rede de ensino superior de Minas Gerais, que teve como proposta aumentar o número de alunos das faculdades e manter o padrão de qualidade sempre existente.
No ano de 2008, a nova gestão tomou medidas enxutas de reengenharias e downsises administrativos, trazendo maior produtividade e dinamismo na administração da faculdade. Traçando metas administrativas e seguras com foco na qualidade do ensino, atendimento e resultados.
De 2009 a 2010, a instituição se dedicou em preparar-se para a avaliação institucional do MEC, e no final de 2010, a instituição recebeu o conceito 4, um dos maiores índices de reconhecimento em qualidade, atribuído pelo  MEC , que varia em uma escala de 4 a 5.
Em Janeiro de 2011, as Faculdades inauguram mais uma unidade de funcionamento e dessa vez em Águas Claras, uma das regiões de maior crescimento no Distrito Federal. Essa unidade passa a ter os cursos de saúde como seu foco principal. Porém, em maio deste mesmo ano, as Faculdades recebem, por meio de carta convite do MEC, quatro novos cursos: Ciências Agrárias, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos e Zootecnia. Tornando-se uma unidade especializada em saúde e ciências agrárias. Neste mesmo ano,  passa a se chamar Faculdades ICESP e Faculdades Integradas Promove de Brasília, atendendo a um projeto da mantenedora.
Atualmente, as Faculdades ICESP e Faculdades Integradas Promove de Brasília contam, com 26 (vinte e seis) cursos de graduação autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC, além de uma série de cursos de pós-graduação Lato-Sensu.