Matrícula

Matrícula de alunos novos – Graduação

Os alunos novos deverão efetuar sua matrícula, junto à CAA (Central de Atendimento ao Acadêmico), conforme as datas divulgadas no Manual do Candidato adquirido no momento da inscrição no processo seletivo, munidos dos documentos lá especificados. A não apresentação da documentação completa implicará em perda da vaga, a qual será oferecida ao candidato de classificação subseqüente. A matrícula somente será confirmada após o pagamento do valor integral da primeira parcela.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

1. Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Original e Cópia)
2. Certificado de Conclusão de Graduação – “Aluno Graduado” (Original e Cópia)
3. Histórico Escolar do Ensino Médio (Original e Cópia)
4. RG (Original e Cópia)
5. CPF (Original e Cópia)
6. Título de eleitor (Original e Cópia)
7. Certificado de Reservista (Original e Cópia)
8. Certidão de Nascimento ou casamento (Original e Cópia)
9. uma foto 3×4
10. Comprovante de residência (Original e Cópia)
11. Currículo – Pós (Original e Cópia)

Renovação de matrícula

A cada semestre, o aluno deverá renovar sua matrícula por meio da assinatura de Contrato de Prestação de Serviços. A renovação de matrícula deverá ser efetuada nas datas determinadas pela Secretaria, de acordo com o Calendário Acadêmico que será amplamente divulgado. O não cumprimento dos itens acima acarretará a perda do direito à vaga no semestre, bem como a perda do vínculo com a Faculdade.

Alunos fora de fluxo (FF)

É o segmento de alunos matriculados num conjunto de disciplinas constantes de vários semestres do curso. São oriundos de situações diversas, tais como reprovação, transferência externa ou interna, aproveitamento de estudos e outras.

Transferência externa / Vaga para aluno graduado

A Faculdade Icesp aceitará transferência de alunos regulares de outra Instituição de Ensino Superior – IES para preenchimento de vagas existentes. A transferência somente será permitida para prosseguimento dos estudos no mesmo curso e, na falta deste, para cursos afins. Vaga para aluno graduado é o processo pelo qual o candidato portador de diploma de curso superior solicita vaga para outra graduação na instituição.

•Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.

Solicitação de matrícula em regime especial

É o ato pelo qual o aluno solicita vaga em determinado curso, desde que comprove, por meio de documento oficial, que é ou foi aluno de ensino superior. O aluno matriculado em regime especial somente poderá cursar no máximo 06 disciplinas, sem obrigatoriedade de vinculação a qualquer curso. Poderá permanecer como aluno especial durante 01 semestre, tendo, então, que fazer o vestibular para o semestre subseqüente.Solicitação de declarações, históricos, conteúdo programático e grade curricular São documentos individuais solicitados e emitidos de acordo com a necessidade do aluno.

Prazo para emissão: 05 dias úteis Aproveitamento de estudos / revisão de aproveitamento de estudos Aproveitamento de estudos dá-se quando o aluno já cursou determinada disciplina em outra IES e solicita a sua dispensa. Para que sejam aproveitadas, as disciplinas deverão ter equivalência de conteúdo e carga horária.A revisão de aproveitamento é feito para reavaliação do aproveitamento com apresentação de documentos comprobatórios que justifiquem o pedido e o prazo para a solicitação se fará em tempo/ próprio conforme portaria normativa.

Documentação para solicitação: Histórico Escolar, Conteúdo Programático e declaração com situação do Enade. •Prazo para resultado: 45 dias úteis. Reabertura de matrículaÉ o processo pelo qual o aluno solicita o seu retorno à Instituição, após haver efetuado o trancamento da matrícula na mesma.

•Período para solicitação para Reingresso: É o ato pelo qual o aluno que deixou de renovar a sua matrícula num determinado período letivo, dentro dos prazos fixados, e que considerado desistente obtém sua re-inclusão no quadro de alunos, com vista à renovação da matrícula.

Período para solicitação para Trancamento / cancelamento / transferência interna / expedição de transferência/Trancamento de matrícula:  é o ato pelo qual a Instituição aprova pedido de suspensão de estudos, mantendo o direito do aluno à renovação de matrícula.Cancelamento de matrícula é o ato pelo qual o aluno solicita sua exclusão do corpo discente da Instituição, sendo-lhe vedada a expedição de guia de transferência, podendo, entretanto, ser-lhe fornecida uma certidão de estudos.Transferência interna será permitido para curso da mesma área de conhecimento do curso de origem do candidato.Expedição de transferência é o ato pelo qual o aluno solicita sua transferência do ICESP para outra IES.

Solicitação de diploma e certificado

Quando o aluno conclui um módulo ou conclui todas as disciplinas do curso, tem direito a solicitar o certificado ou diploma. Consulte as eventuais taxas para a emissão.

•Prazo de solicitação para Diploma de graduação e pós graduação: 150 dias

◦Certificado de conclusão de módulo (graduação): 15 dias 2ª chamada de provas É o ato pelo qual o aluno solicita uma nova data para fazer a prova, desde que comprove a impossibilidade da presença na data marcada anteriormente.

•Prazo para solicitação: 05 dias úteis após a realização da primeira chamada Dispensa médica ou regime especial ou exercícios domiciliares Será concedido o Regime de Exercícios Domiciliares – RE nos seguintes casos:

•Ao aluno em situação de incapacidade física relativa, incompatível com a freqüência aos trabalhos escolares, existindo as condições intelectuais, emocionais e psicológicas necessárias para o prosseguimento da atividade escolar com apresentação de atestado médio (mais laudo médico) igual ou superior a quinze dias consecutivos;

•À aluna em estado de gravidez, a partir do 8º (oitavo) mês, por 3 (três) meses, com possibilidade de antecipação ou prorrogação nos casos excepcionais, para o prosseguimento da atividade escolar em novos moldes. O período de concessão do Regime de Exercícios Domiciliares poderá ser ampliado, de acordo com o estado de saúde do aluno, comprovado mediante laudo médico.A renovação de matrícula do aluno que se encontrar em regime especial de aprendizagem obedecerá aos mesmos prazos e procedimentos fixados para os demais alunos.

•Prazo para solicitação: 03 dias úteis a partir da emissão do atestado ou laudo médico.Revisão de notas (recurso)É o ato pelo qual o aluno solicita, mediante justificativa, a revisão de notas com as quais, por qualquer motivo, não concorda. A justificativa deverá conter uma argumentação sólida sobre os motivos que o fazem se sentir injustiçado.

•Período para solicitação: Conforme portaria normativa.Exame de proficiência É o ato pelo qual o aluno solicita dispensa de cursar regularmente uma disciplina de cujo conteúdo já tenha conhecimento comprovado por meio de documentos e Avaliação de Banca Examinadora Especial.

•Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período.DependênciaO aluno reprovado por nota em até duas disciplinas poderá solicitar dependência, conforme as datas estabelecidas no calendário acadêmico, podendo ser matriculado no semestre subseqüente, desde que aquelas não sejam pré-requisitos das outras disciplinas a serem cursadas neste próximo semestre, observadas as seguintes condições:

•O aluno ficará em dependência na(s) disciplina(s) e submeter-se-á ao processo de avaliação estabelecido pela banca examinadora determinada pela Coordenação do Curso;

•Se reprovado na(s) dependência(s), configura-se a situação de reprovado na(s) disciplina(s), devendo o aluno cursá-la regularmente no semestre subseqüente;

•Em caso de aprovação no regime de dependência, os resultados obtidos constarão no histórico escolar do aluno.

•Período para solicitação: de acordo com Calendário Acadêmico do período. Colação de grauÉ a cerimônia obrigatória que confere ao aluno a sua titulação, depois de concluído o seu curso.

Documentação necessária para emissão de diploma

Toda a documentação a seguir, somente cópias mais originais, ou cópias autenticadas.

  • Certidão de Casamento ou Nascimento;

  • RG ou Carteira de Habilitação.

  • Comprovante     do 1º e 2º turno da última votação mais o Título de Eleitor ou     certidão de Quitação Eleitoral retirada no site do TSE.

  • Quitação com o Serviço Militar (para requerentes de nacionalidade brasileira e do sexo masculino);

  • Diploma ou certificado de conclusão do Ensino médio e o Histórico Escolar do Ensino médio.

Obs.: Há Instituições de Ensino Médio que emitem o Histórico Escolar já contendo a certificação, e outras emitem os dois separadamente. Seja qual for o caso, é necessária a entrega dos dois documentos.

1ª VIA: SEM ÔNUS

Informamos, ainda, que a documentação deverá ser entregue pessoalmente à Central de Atendimento da Faculdade Icesp. Caso haja a necessidade de maiores esclarecimentos, estaremos à disposição pelo telefone: 3035-9500.

2ª VIA: COM TAXA

Toda a documentação a seguir, somente cópias mais originais, ou cópias autenticadas.

  • Certidão de Casamento ou Nascimento;

  • Comprovante     do 1º e 2º turno da última votação mais o Título de Eleitor ou certidão de Quitação Eleitoral retirada no site do TSE.

TAXA

VALOR: 300,00 (PAGO NA TESOURARIA)