Engenharia Civil

ENGENHARIA CIVIL

O Curso de Engenharia Civil da Faculdade ICESP foi concebido com o propósito de apresentar formas de construção do saber e fazer da Engenharia, privilegiando a reflexão, estimulando a leitura, análise e crítica de questões de Engenharia de forma individual e em equipe, levando em conta a ética profissional, com vistas à formação do engenheiro civil generalista, sem a perda de sensibilidade de enfatizar algumas áreas tecnológicas importantes para o desenvolvimento sustentável da região do Centro – Oeste, em princípio.

O Curso será desenvolvido em cinco anos, ou dez semestres e possui carga horária total de 4.520 horas/aula.Foi estruturado com base na Resolução CNE/CES de 11 de março de 2002 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia e definem os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de engenheiros. Como está estruturado, o curso formará um profissional preparado para enfrentar os aspectos interdisciplinares e multifuncionais de um problema de engenharia (técnicos, sociais, políticos, econômicos, éticos, ambientais etc.), atendendo melhor aos anseios de uma sociedade inovadora, competitiva e participativa.

O curso tem, como principais objetivos, a procura pela efetiva relação entre o perfil do profissional formado e o enquadramento do mesmo no mercado de trabalho, bem como a formação plena de um engenheiro capaz de acompanhar as constantes transformações proporcionadas pelas novas tecnologias e de se aperfeiçoar constantemente, aprendendo a encontrar soluções para os problemas, mediante um imenso arcabouço de informações que o mundo globalizado hoje nos proporciona.

Estima-se que os futuros estudantes do curso de Engenharia Civildada Instituição atuarão, de fato, no campo da engenharia civil, seja com vínculo empregatício permanente em atividades de apoio às empresas, seja como estagiário voluntário, ou ainda, em cumprimento ao requisito obrigatório de estágio supervisionado para conclusão do curso. Tais condições de experiência externa com vinculo direto com os conteúdos apreendidos em sala de aula, contemplarão os objetivos aos quais se propõe a instituição para com os seus alunos, quais sejam o da contribuição para a demanda regional e local, ainda, durante a formação acadêmica.

Destaca-se, igualmente, a evidente demanda para a formação de engenheiros, haja vista o bom momento econômico do Brasil que tem sido acompanhado por um aumento dos investimentos. Empresas e o próprio poder público têm destinado volumes crescentes de recursos para ampliação da capacidade produtiva.  Pesquisas especializadas têm demonstrado que a opção pela profissão de engenheiro de quatro áreas promissoras – petróleo & gás, energia elétrica, mineração e construção civil & grandes obras – oferecem salários entre 3 e 8 mil reais para profissionais juniores de nível superior.

O estudo realizado pela Consultoria de Recursos Humanos RHIO’s para a revista VEJA aponta uma grande demanda para engenheiro de minas e metalúrgico, engenheiro de produção, engenheiro eletricista, engenheiro de processos, de produção, engenheiro ambiental e engenheiro civil.

Coerente com a política educacional que norteia o ensino da Instituição, a opção pela oferta do Curso de EngenhariaCivil, portanto, está em consonância com as expectativas e demandas do mercado de trabalho. Nesse sentido, pretende-se contribuir com a sociedade formando um engenheiro civil competente e atualizado perante aos desafios das novas tecnologias de mercado da construção civil, não se descuidando, principalmente, da formação do profissional cidadão, com consciência da responsabilidade social e ética, e comprometido com a sustentabilidade em seu meio de atuação.

A Instituição, consciente das novas demandas da sociedade brasiliense e em especial do Entorno, tem desenvolvido, nos últimos anos, um processo contínuo de investimento na inserção de jovens na educação superior. Esse processo, aliado a diversos outros fatores de ordem externa, apontaram para a necessidade de diversificação dos cursos oferecidos, mantendo cursos tradicionais, mas adotando propostas de cursos inovadores em áreas pouco desenvolvidas.

PERFIL DO EGRESSO

Tendo em vista as competências que se deseja desenvolver nos formandos e sua finalidade, com a preocupação em contextualizá-lo com realidade da comunidade em que se insere e a busca contínua da qualidade de seus processos aliadas ao desenvolvimento da consciência de direitos e deveres do cidadão e do profissional, o Curso de Engenharia Civil da Faculdade ICESP estabelece os seguintes objetivos:

  • Capacitar o estudante para atuar no mercado de trabalho, em especial na execução de obras que envolva, principalmente, as atividades de planejamento, execução, fiscalização e controle;
  • Permitir ao egresso progredir num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, através da atualização profissional e com o apoio em uma sólida formaçãotécnico-científica adequada à absorção de novas tecnologias e processos;
  • Desenvolver no aluno atitude empreendedora e capacidade de liderança;
  • Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores, internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas.
  • Estimular a capacidade para identificar, formular e resolver problemas de engenharia.
  • Desenvolver a capacidade de projetar e conduzir experimentos, assim como analisar e interpretar os resultados.
  • Despertar o desejo permanente de busca contínua do aprimoramento pessoal e profissional.
  • Desenvolver a capacidade de observação para melhor utilizar informações, técnicas e instrumentos modernos para o exercício da prática da engenharia.
  • Oportunizar a análise de cenários no contexto organizacional, de modo a estimular o aluno a propor mudanças no ambiente organizacional e social.
  • Proporcionar ao aluno oportunidades de participação em programas de melhoria de condições de vida da comunidade.
  • Valorizar a necessidade de cooperação e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade para comunicar-se efetivamente (por escrito, oral e graficamente).
  • Promover a compreensão da ética e o senso de responsabilidade profissional.
    • Autorização de Funcionamento: PORTARIA Nº 612, DE 30 DE OUTUBRO DE 2014, PUBLICADA NO DOU Nº 211 DE 31/10/2014.
DOCENTETITULAÇÃO
Ana Paula Da Costa Amaral Mestre
Douglas de Sousa Esteves Especialista
Fernanda Machado de Lima Especialista
Gleicio Oliveira Valgas Especialista
Isadora Banducci Amizo Mestre
Luiz Berber Costa Especialista
Marcis Gualberto Mendonca Junior Doutor
Mauricio Marinho Especialista
Niecio Da Costa Anunciação Junior Especialista
Nilo Silvio Costa Serpa Mestre
Valdir Silva dos Santos Especialista
CURSOVALOR BRUTOBOLSA 20%BOLSA 30%BOLSA 40%BOLSA 50%BOLSA 60%BOLSA 70%
ENGENHARIA CIVILR$ 1.655,00R$ 1.324,00R$ 1.158,50R$ 993,00R$ 827,50R$ 662,00R$ 496,50

LOCALIZAÇÃO

Duração: 10 semestres

Grau: Bacharelado

Consulte todos detalhes com o consultor do seu curso na CAA

3035-9500

FALE COM O COORDENADOR

Célio - eng.civil

Célio Honorato de Oliveira

Especialista em Estatística (FAJESU 2012), Especialista em Gestão e Planejamento (UFPA 2005), Licenciado em Matemática (UFES 1998) Graduando em Engenharia Civil (UNIPLAN 2015). Atuou em diversas instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, (UNB, UNIP, UNIPLAN, UNIDESC, INESC-Unaí, MICHELANGELO, FAMA, Faculdade JK) como professor de disciplinas  relacionadas à Matemática e Estatística. Na área de engenharia, trabalhou no planejamento e medição de obras de sistemas de utilidades, sistemas de potência e montagem eletromecânica de indústrias de celulose e papel. Atuou ainda, como técnico em operação e manutenção em usinas hidroelétricas. Consultor/analista de Estatística para trabalhos acadêmicos (graduação, mestrado e doutorado) e relatórios para organismos nacionais e internacionais. É sócio/diretor da empresa P&F Instalações Elétricas. É professor das Faculdades ICESP/Promove desde 2014 onde, além da coordenação do Curso de Engenharia Civil, desenvolve estratégias para indicadores de qualidade seguindo os padrões SINAES/ENADE. Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso dos resíduos sólidos da construção civil na fabricação de artefatos de concreto e na pavimentação de estradas vicinais de terra.

E-mail: coord.engenhariacivil@icesp.edu.br