Comissão Própria de Avaliação – CPA

RESULTADO FINAL - 2016

Corpo DiscenteCorpo DocenteCorpo Técnico AdministrativoSociedadde Civil
Gustavo A. MeloProf. Célio HonoratoCleiton Almeida dos SantosAlessandro Albuquerque
Luciana M. MatosProf. Luciana Cavalhero *Cristiana AmorimNayeri de Souza
Diane Pires(vago)Lorrany AlvesMisrael M Sousa

 Você irá acessar o virtual class e logar com seu login e senha (que é o seu cpf nos dois campos). Ao entrar na pagina do virtual você terá a opção de responder ao questionário da CPA.

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão de cada instituição de educação superior, tendo como atribuição a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.

A CPA atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição de educação superior. Sendo que suas atividades de avaliação serão realizadas devendo contemplar a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da instituição de educação superior.

A sua forma de composição, a duração do mandato de seus membros, a dinâmica de funcionamento e a especificação de atribuições da CPA são objeto de regulamentação própria e aprovada pela Reitoria da Instituição, observando-se as seguintes diretrizes:

I.necessária participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica (docente, discente e técnico-administrativo) e de representantes da sociedade civil organizada, ficando vedada à existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados;
II.ampla divulgação de sua composição e de todas as suas atividades.

O que é a Lei do SINAES ?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, instituído pela Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, tem como finalidade promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.
O SINAES é um sistema de avaliação global e integrada das atividades acadêmicas, composto por três processos diferenciados, a saber:

1. avaliação das instituições;
2. avaliação dos cursos de graduação; e
3. avaliação do desempenho dos estudantes (ENADE).
A realização do projeto de Auto-avaliação das Faculdades Integradas do UnICESP inclui um roteiro constituído das 10 dimensões constantes no art. 3º da Lei nº 10.861:

I.a missão e o plano de desenvolvimento institucional;
II.a política para o ensino, a pesquisa e a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
III.a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
IV.A comunicação com a sociedade;
V.as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
VI.organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
VII.infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
VIII.planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
IX.políticas de atendimento aos estudantes;
X.sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Em síntese, o processo de avaliação institucional é uma ação flexível em permanente construção, o que leva, à construção do Programa de Avaliação Interna das Faculdades Integradas do UnICESP em prol de participar do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

O que é a CONAES?

A comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) é responsável pela coordenação e supervisão do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Compete à CONAES:

I.propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes, e seus respectivos prazos;
II.estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;
III.formular propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;
IV.promover a articulação do SINAES com os Sistemas Estaduais de Ensino, visando estabelecer, juntamente com os órgãos de regulação do MEC, ações e critérios comuns de avaliação e supervisão da Educação Superior;
V.submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
VI.elaborar o seu regimento, a ser aprovado em ato do Ministro de Estado da Educação;
VII.realizar reuniões ordinárias mensais;
VIII.realizar reuniões extraordinárias, sempre que convocadas pelo Ministro de Estado da Educação.
Parágrafo único. Para o desempenho das atribuições descritas no caput e
IX.nstitucionalizar o processo de avaliação a fim de torná-lo inerente à oferta de ensino superior com qualidade;
X.oferecer subsídios ao MEC para a formulação de políticas de educação superior de médio e longo prazo;
XI.apoiar as IES para que estas avaliem, periodicamente, o cumprimento de sua missão institucional, a fim de favorecer as ações de melhoramento, considerando os diversos formatos institucionais existentes;
XII.garantir a integração e coerência dos instrumentos e das práticas de avaliação, para a consolidação do SINAES;
XIII.assegurar a continuidade do processo de avaliação dos cursos de graduação e das instituições de educação superior;
XIV.analisar e aprovar os relatórios de avaliação, consolidados pelo INEP, encaminhando-os aos órgãos competentes do MEC;
XV.promover seminários, debates e reuniões na área de sua competência, informando periodicamente a sociedade sobre o desenvolvimento da avaliação da educação superior e estimulando a criação de uma cultura de avaliação nos seus diversos âmbitos;
XVI.promover atividades de meta-avaliação do sistema para exame crítico das experiências de avaliação concluídas;
XVII.estimular a formação de pessoal para as práticas de avaliação da educação superior, estabelecendo diretrizes para a organização e designação de comissões de avaliação.

Qual o papel do INEP no SINAES?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é responsável pela operação do SINAES, ou seja, pela efetiva realização da avaliação das Instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, na qual será executada conforme as diretrizes estabelecidas pela CONAES, enfim a comissão e avaliadores do MEC é treinada, coordenada e enviada pelo INEP.

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

DAS ATRIBUIÇÕES DA CPA

Constituem as atribuições da Comissão Própria de Avaliação:

– Zelar pelo cumprimento do Regulamento Interno da CPA;
– Deliberar sobre as questões gerais e específicas que dizem respeito à avaliação institucional;
– Emitir parecer em assuntos referentes à avaliação institucional;
– Coordenar e acompanhar o desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional;
– Estabelecer a metodologia de trabalho, preparar e aplicar instrumentos de avaliação, providenciando o tratamento os dados, os relatórios e o processo de divulgação, considerando suas diferentes dimensões e características;
– Consolidar e coordenar o processo de prestação de informações solicitadas pelos órgãos superiores internos e externos, que administram a educação superior;
– Apoiar e subsidiar o processo de planejamento institucional, assim como acompanhar seu desenvolvimento;
– Assegurar a continuidade do processo avaliativo e de uma cultura em Avaliação Institucional.
– Propor e avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes;
– Estabelecer diretrizes e indicadores para organização dos processos internos de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações à administração superior das FACULDADES;
– Acompanhar permanentemente e avaliar, anualmente, o Plano de Desenvolvimento Institucional, propondo alterações ou correções, quando for o caso;
– Acompanhar os processos de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação, realizando estudos sobre os relatórios avaliativos institucionais e dos cursos ministrados pelas FACULDADES;
– Formular propostas para a melhoria da qualidade do ensino desenvolvido pelas FACULDADES, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação;
– Articular-se com as comissões próprias de avaliação das demais IES integrantes do Sistema Federal de Ensino e com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), visando a estabelecer ações e critérios comuns de avaliação, observado o perfil institucional das FACULDADES;
– Realizar reuniões ordinárias trimestrais e extraordinárias, sempre que convocadas pelo Coordenador e ou Reitor.
– Acompanhar a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação das FACULDADES, realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE);
 – Realizar estudos sistemáticos sobre o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação participantes do ENADE, em confronto com o desempenho demonstrado pelos mesmos no processo regular de avaliação da aprendizagem.
Para o cumprimento de suas atribuições, a CPA contará com o apoio operacional e logístico da Reitoria.

• Garantir um processo de auto-avaliação com transparência, participação sobre o que faz as Faculdades ICESP Promove, estabelecendo um contraponto entre a missão, os objetivos e as ações que efetivamente desenvolve, na busca de melhor qualidade acadêmica.
• Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de Planejamento e a implementação de medidas que conduzam à execução de um projeto acadêmico socialmente legitimado e relevante quanto a sua repercussão junto à comunidade interna e a sociedade em geral.
• Consolidar uma sistemática de avaliação contínua que permita o constante reordenamento das ações das Faculdades ICESP Promove.
• Identificar fragilidades e acertos com vista ao aprimoramento e a reformulação do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

As Faculdades Integradas ICESP/Promove acreditam que uma sistemática de avaliação interna deve ser entendida como um mecanismo que propicie e disponibilize informações para melhorar o seu desempenho acadêmico, garanta a eficiência administrativa e, por esse caminho, ajude na manutenção das Faculdades Integradas como espaço público.

Com esse entendimento, as Faculdades Integradas do ICESP/Promove  chamam a atenção para o significado público da educação desenvolvida pelas Instituições Superiores de Ensino. Nesse contexto, a avaliação insere-se num campo mais amplo do que o de um trabalho isolado junto aos segmentos do corpo social que sustentam as Faculdades Integradas – docente, aluno e técnicos, bem como junto ao seu entorno.

MEMBROS

claudio-amorim-dos-santos

CLAUDIO AMORIM DOS SANTOS – COORDENADOR

Mestrando em Educação pela Universidade de Brasília possui graduação em História e Pedagogia. Atualmente é pesquisador da Universidade de Brasília, bolsista do UNIVERSITAS/BR, professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, professor de graduação – FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA, secretário geral – FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA e coordenador da comissão própria de avaliação – FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Secretária Acadêmica de Instituições de Ensino Superior.

E-mail: claudioamorim@icesp.edu.br                     http://lattes.cnpq.br/7734364622015392

luciana-de-souza-cavalhero-alves

LUCIANA DE SOUZA CAVALHERO ALVES – CORPO DOCENTE

Economista pela Universidade Católica de Goiás e mestre em História pela UFG. Professora na ICESP/PROMOVE de graduação e pós-graduação, atuando ainda no Núcleo de Avaliação, Qualidade e Estratégia. Diretora executiva em empresa de incorporação imobiliária, construção civil, consultorias e participações societárias. Presidente da ONG. É instrutora e consultora nacional do SEBRAE na área de desenvolvimento local, regional e de agrupamentos econômicos. Consultora econômica autônoma para empresas.

E-mail: luciana.cavalhero@icesp.edu.br                http://lattes.cnpq.br/0715926481083507

joao-marcelo-dantas

JOÃO MARCELO DANTAS – CORPO DOCENTE

Advogado e Professor universitário. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2000). Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB (2006) e Pós-Graduado em Direito Público pelo Instituto Processus (2008). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), e também em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1996). Foi professor do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Brasília, do Curso de Direito do UniCEUB, do ICESP e da Faculdade Projeção (Sobradinho), exercendo também, nessas últimas três instituições, os cargos de Assistente de Coordenação e Coordenador do Curso de Direito. Atualmente é Coordenador e professor do Curso de Direito das Faculdades ICESP/ Promove de Brasília. Centro Universitário do Distrito Federal – UDF exerceu até 2º/2012 a função de Coordenador Adjunto do Curso de Direito e do Núcleo de Atividades Diversificadas. Tem 20 (vinte) anos de experiência como docente do ensino superior e pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e do Direito, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ética do discurso habermasiana, filosofia do direito habermasiana, fundamentação dos Direitos Humanos e Bioética/Biodireito. Leciona também disciplinas técnico-jurídicas, como Direito Internacional Público, Direitos Humanos e Direito Penal.

E-mail: coord.direito@icesp.edu.br                http://lattes.cnpq.br/3785937668953179

celio-honorato-de-oliveira

 

CÉLIO HONORATO DE OLIVEIRA – CORPO DOCENTE

Especialista em Estatística (FAJESU 2012), Especialista em Gestão e Planejamento (UFPA 2005), Licenciado em Matemática (UFES 1998) Graduando em Engenharia Civil (UNIPLAN 2015). Atuou em diversas instituições de Ensino Superior do Distrito Federal, (UNB, UNIP, UNIPLAN, UNIDESC, INESC-Unaí, MICHELANGELO, FAMA, Faculdade JK) como professor de disciplinas  relacionadas à Matemática e Estatística. Na área de engenharia, trabalhou no planejamento e medição de obras de sistemas de utilidades, sistemas de potência e montagem eletromecânica de indústrias de celulose e papel. Atuou ainda, como técnico em operação e manutenção em usinas hidroelétricas. Consultor/analista de Estatística para trabalhos acadêmicos (graduação, mestrado e doutorado) e relatórios para organismos nacionais e internacionais. É sócio/diretor da empresa P&F Instalações Elétricas. É professor das Faculdades ICESP/Promove desde 2014 onde, além da coordenação do Curso de Engenharia Civil, desenvolve estratégias para indicadores de qualidade seguindo os padrões SINAES/ENADE. Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso dos resíduos sólidos da construção civil na fabricação de artefatos de concreto e na pavimentação de estradas vicinais de terra.

E-mail: coord.engenhariacivil@icesp.edu.br                http://lattes.cnpq.br/4030965772679252

cristiana-amorim-de-souza

CRISTIANA AMORIM DE SOUZA – TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Licenciada em Língua Portuguesa e Espanhola pela Faculdade ICESP. Assessora de coordenação de cursos das Faculdades ICESP e Faculdades Promove de Brasília. Membro da comissão de vestibular como aplicadora de provas.

 

E-mail: cristianaamorim@icesp.edu.br                

cleiton-almeida-dos-santos

CLEITON ALMEIDA DOS SANTOS – TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Acadêmico de Medicina Veterinária pelas Faculdades Integradas PROMOVE de Brasília. Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (2012). Atualmente é assistente de Coordenação Pedagógica – Faculdades Integradas Promove de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Escolar.

E-mail: cleiton.santos@icesp.edu.br                http://lattes.cnpq.br/4449832362182659

magna-alves-da-s-menezes-lorrany

MAGNA ALVES DA S.MENEZES (LORRANY)- TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Especialista em Gestão de Instituição de Ensino Superior pela Faculdade Icesp. Graduada em Produção Publicitária. Coordenadora do Call-center da faculdade ICESP de Brasília, auxilia na captação de alunos parcerias e eventos. Membra da COPS atuando na parte de logística. Coordenadora de aplicação de provas para concursos públicos.

E-mail: lorranymenezes@gmail.com           

nayeri-de-souza-albuquerque

NAYERI DE SOUZA ALBUQUERQUE – SOCIEDADE CIVIL

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas PROMOVE de Brasília, Dirigente Minas ICESP Futebol Feminino.  Ouvidora na Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude – SeCriança.

E-mail: nayerialbuquerque.direito@gmail.com                

sergio-dias-de-azevedo

SÉRGIO DIAS DE AZEVEDO – SOCIEDADE CIVIL

Especialista em Psicologia Organizacional pelas Faculdades Integradas PROMOVE de Brasília, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pelas Faculdades Integradas PROMOVE de Brasília, Técnico em Logística pelo IFB.  Palestrante, Consultor de negócios, experiência em empresas privadas, atividades de negociação e vendas.

E-mail: sda.azevedo@gmail.com               http://lattes.cnpq.br/4437715050822301

Francisca CPA

Estudante do curso de direito ministrado pelas Faculdades Integras PROMOVE do Distrito Federal, detentora de conhecimentos técnicos na área de medicina veterinária. Além de conhecimentos práticos na área de administração veterinária, com trabalhos efetivados na clinica Veterinária Quatro Patas, em Parnaíba – PI.

Alessandro CPA

Morador do Guará I, engajado nos movimentos sociais locais, nas praças, no SESC, na vizinhança, produtor cultural e de eventos (BBTur e independentes), trabalhou na cena fashion de Brasília inclusive como proprietário de uma agência de modelos. Fotógrafo e social mídia em empresas do DF.

Misrael CPA

Técnico em enfermagem pela escola de Ensino Profissional Capelão Frei Orlando, Cursando 8 semestre de enfermagem pela Faculdade ICESP. Experiência em monitoria na Faculdade ICESP, atendente de loja na Farmácia Pacheco.